Sobre Nós...

Somos um grupo de alunas da Escola Secundária da Mealhada e encontramo - nos a realizar um trabalho no âmbito da Área de Projecto.


A Mealhada é uma cidade portuguesa, situada no limite Sul do Distrito de Aveiro, Região Centro e, desde de 2008 à sub-região do Baixo Mondego.É o principal centro urbano da sub-região vinícola da Bairrada.Com uma vertente turística intensa, assente nas Termas do Luso, Mata Nacional do Buçaco e na gastronomia, o Concelho possui diversas unidades hoteleiras e cerca de meia centena de restaurantes especializados em leitão assado à Bairrada, tendo também uma forte importância o pão e o vinho desta localidade. A par destas maravilhas a Mealhada é um local com grandes potencialidades a nível religioso.O Turismo Religioso é diferente de todos os outros segmentos de mercado de turismo, e que tem como causa fundamental a Fé. Está ligado verdadeiramente ao calendário e acontecimentos religiosos. O Concelho da Mealhada pode-lhe proporcionar uma estadia rica, diversificada e relaxante.



sexta-feira, 21 de maio de 2010

Freguesia do Luso



Igreja Paroquial do Luso

Do património arquitectónico, destaca-se a Igreja Matriz com esqueleto do século XVIII, donde se salienta uma escultura da Virgem com o Menino (Nossa Senhora do Rosário), do mesmo século, uma capela baptismal com retábulo seiscentista e uma imagem de São Silvestre em pedra, do século XV. A igreja foi refeita em finais do século XIX sob o impulso de Navarro (ministro e conselheiro), donde lhe vem a torre sineira com traço dum arquitecto suíço.
Nossa senhora da Natividade é a padroeira da Vila de Luso e comemora-se a 8 de Setembro.
Natividade de Nossa Senhora é uma festividade religiosa celebrada pela Igreja Católica precisamente nove meses depois de comemorar a Imaculada Conceição da Virgem Maria. Esta simboliza o nascimento de Jesus Cristo.

Assim se exprimiu o Padre António Vieira sobre essa celebração:

"Quereis saber quão feliz, quão alto é e quão digno de ser festejado o Nascimento de Maria? Vede o para que nasceu. Nasceu para que d’Ela nascesse Deus. (...) Perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança. Os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes, para Senhora da Paz; os desencaminhados, para Senhora da Guia; os cativos, para Senhora do Livramento; os cercados, para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes, para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna, para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida, para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos, para Senhora da Graça; e todos os seus devotos, para Senhora da Glória. E se todas estas vozes se unirem em uma só voz, dirão que nasce para ser Maria e Mãe de Jesus" (Sermão do Nascimento da Mãe de Deus)."




Capela de São João

Na fonte de São João, ou das onze bicas, há uma capela dedicada a São João Evangelista datado do século XVIII com uma pequena imagem do santo, em madeira, do tipo corrente do mesmo século.
São João Evangelista, ou Apóstolo João, foi um dos doze Apóstolos de Jesus. Escreveu, as três epístolas de João (1, 2, e 3), o livro do Apocalipse e ainda o Evangelho segundo de João.

Dos 12 discípulos, João seria o mais novo tendo provavelmente cerca de vinte e quatro anos de idade aquando do chamado por Jesus. Consta que seria solteiro e vivia com os seus pais em Betsaida (casa de pesca em hebraico). Era pescador de profissão, remendava as redes de pesca. Trabalhava junto com seu irmão Tiago, e em possível sociedade com André e Pedro.

A sua forte personalidade é demonstrada nas heranças deixadas nos escritos de João. De acordo com as descrições ele seria imaginativo nas suas comparações, pensativo e introspectivo nas suas dissertações e pouco falador como discípulo. É notório a sua maturidade na fé através da evolução da sua escrita.





Convento de Santa Cruz

A ordem dos Carmelitas Descalços (padres e irmãos) é uma ordem religiosa fundada por Santa Teresa de Jesus e São João Cruz no século XX. Mais tarde, integrou-se também nesta ordem as irmãs, Carmelitas Descalços, fundada apenas por Santa Teresa.
A congregação de Aveiro desta Ordem instala-se na Mata do Buçaco por volta de 1628, com o intuito de aí edificar um mosteiro e eremidas.
Os Carmelitas escolheram a Mata do Buçaco por ser um local calmo onde podiam praticar o desenvolvimento florestal e onde podiam ainda fazer as suas orações e penitências.
O traçado arquitectónico do Convento foi definido por um dos religiosos vindos de Aveiro, Alberto da Virgem, o qual dedicou esse Convento a Santa Teresa.
Na igreja do Convento (única parte que resistiu à demolição feita para a construção do Palace Hotel do Buçaco) são visíveis pinturas que representam os Santos e os Benfeitores do convento, existindo ainda esculturas com bustos de São Pedro, Maria Madalena e ainda da Nossa Senhora da Soledade.

Sem comentários:

Enviar um comentário