quinta-feira, 20 de maio de 2010
Freguesia de Casal Comba
Igreja de Casal Comba
Há largos anos atrás, uma senhora que era muito rica, tendo várias propriedades circundantes à zona onde habitava, perdeu uma junta de bois com o arado num dia em que se levantou um vendaval. A senhora, que tinha muito apreço pelos seus animais, rezou a S. Martinho para que os seus bois aparecessem sãos e salvos, prometendo assim construir uma Igreja no local onde fossem encontrados. Quando os bois apareceram, a senhora, cujo nome era Maria Comba, deu ordem para darem início à construção da Igreja, que, por acaso, fica situada no centro de Casal Comba, nome dado à localidade em homenagem a esta senhora, sem a qual não teria havido Igreja.
Esta Igreja foi construída nos finais do século XVII, inícios do século XVIII, tendo uma arquitectura harmoniosa e apreciável. No entanto, ao longo dos tempos, este edifício tem sofrido algumas alterações para a sua devida conservação e manutenção, e ampliação. Assim, a Sacristia, o Salão de Catequese e a Casa Paroquial são o resultado dessas intervenções. Existe ainda um sacrário, local onde se guardam as hóstias consagradas a Cristo e ao Santíssimo Sacramento, onde está representado Cristo ressuscitado.
Em função da Sra. D. Maria Comba ter rezado a S. Martinho para encontrar a sua junta de bois e ela ter aparecido, o Santo que ficou como padroeiro desta aldeia foi S. Martinho, sendo comemorada uma festa em sua honra no dia 11 de Novembro.
Este Santo nasceu na Hungria, no ano de 316. Quando era jovem, contra a sua vontade, foi obrigado a ingressar no exército, tendo desistido aos 18 anos por ir contra o cristianismo. Segundo a sua história, durante o tempo em que foi soldado ao entrar nas portas de Amiens, cidade francesa, montado em seu cavalo, deparou-se com um homem pobre, praticamente sem roupas num inverno especialmente rigoroso, e ao ver que ninguém o ajudava a proteger-se do frio, ele próprio corta a sua manta militar ao meio e ofereceu uma das metades ao mendigo. Nessa mesma noite, S. Martinho teve uma visão com a imagem de Cristo, com metade da manta militar, e acreditou que o mendigo que ajudara era Jesus Cristo.
Tornou-se Bispo não por vontade própria, mas sim por aclamação do povo, tendo-se, inclusive, escondido durante a votação.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário