quarta-feira, 12 de maio de 2010
Freguesia da Mealhada
Igreja de Sant’Ana:
Devido à insatisfação do povo por não se poderem realizar casamentos e baptizados na Capela de Sant’Ana e, terem por isso, que se deslocar ao lugar da Vacariça, muitas vezes sem transporte, para ir assistir a este tipo de celebrações. Um grupo de pessoas juntou-se para ir a Coimbra falar com o Bispo, que depois de exposta a situação, decidiu que, até ser construída uma nova Igreja, as cerimónias religiosas realizar-se-iam na Capela de Sant’Ana.
Durante 20 anos o projecto de construção de uma nova Igreja esteve parado, apesar dos esforços da população para a angariação dos fundos necessários à sua construção.
As obras tiveram início, em Janeiro de 1989, sendo a Igreja inaugurada a 29 de Março de 1992. A Igreja é constituída por uma área destinada ao culto, por uma sala de catequese e de reuniões e por uma capela mortuária.
A Igreja de Sant’Ana, tal como a Capela de Sant’Ana, têm como padroeira Santa Ana, também designada por Sant’Ana.
Santa Ana, nome de origem hebraica, significa graça. Esta Santa era estéril, sendo seu marido censurado por tal facto, e, por isso, resolveu deslocar-se ao deserto para rezar e fazer penitência, onde lhe apareceu um anjo do Senhor, dando-lhe a notícia que as suas orações tinham sido ouvidas por Deus. Pouco tempo depois de ter regressado a casa, sua esposa fica grávida de uma menina que viria a ser mãe de Jesus Cristo. Esta família residia em Jerusalém, onde actualmente, se encontra a Basílica de Santana, que foi construída em sua honra.
O culto a Santa Ana e a São Joaquim, seu esposo, realiza-se desde os primeiros séculos da nossa era, sendo por isso bastante antigo no Oriente. No entanto, no Ocidente o culto a Santa Ana remonta ao século VIII, quando os seus pertences foram transportados da Terra Santa para Constantinopla. A partir dos finais do século XVI, a data das comemorações em sua honra foi fixada no dia 26 de Julho.
Capela de Sant’Ana
A Capela de Sant’Ana foi edificada em 1716, conforme a inscrição presente na parte superior da porta principal, tendo sido propriedade da Junta de Freguesia da Vacariça até 22 de Março de 1908. Neste mesmo ano, passou a pertencer à Santa Casa da Misericórdia da Mealhada.
Nos terrenos circundantes realiza-se, a 26 de Julho, a Festa em homenagem à sua padroeira, bem como o mercado semanal da cidade.
Actualmente, encontra-se em óptimo estado de conservação, devido às obras que têm sido realizadas ao longo dos anos.
Capela São Sebastião
Edificada no século XVII, tem na Capela-mor um interessante retábulo maneirista com três nichos que guardam as esculturas de S. Sebastião, S. António e S. João Baptista.
Localiza-se na rua Doutor José Cerveira Lebre - Mealhada.
Festa celebra-se a 20 de Janeiro.
História da vida e martírio de S.Sebastião
Nasceu em Narbonne, na Gália, e foi educado em Milão.
Alistou-se no Império Romano em 283 d.c e chegou a fazer parte da guarda pessoal do imperador Diocleciano. Usufruindo dessa posição social, ajudou em segredo os cristãos, pois estes eram perseguidos.
Diocleciano veio a saber mais tarde que Sebastião era cristão , tentou desviá-lo da sua fé, mas este não cedeu e foi torturado com intenção de ser morto.
Mas foi quando os cristãos o estavam a sepultar que repararam que S.Sebastião ainda se encontrava vivo, sendo assim, recolheram-no em segredo. Mas corajoso, acabou por se deixar ver pelo imperador, que enraivecido o mandou para o circo, onde foi martirizado e morto , a 20 de Janeiro do ano 288.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário